quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Fotos Antigas: Oliver Road Grader no MAM

- Fechamos o mês de setembro com as máquinas de esteira, e iniciamos outubro com as patrolas niveladoras (Road Graders). Apesar de o blog focar os tratores agrícolas, muitas dessas máquinas industriais eram usadas na agricultura, ou o contrário, como o caso deste trator Oliver convertido para uma moto niveladora.

- O trator, que devia ser um modelo Oliver 88, trabalhava durante o nivelamento do terreno para construção do Museu de Arte Moderna - MAM, no Rio de Janeiro. A fotografia datada de 1954 veio da Revista de História, do artigo em comemoração aos 65 anos do museu.

- A foto ilustra o cotidiano de uma obra comum de terraplenagem, mas muitos detalhes nos chamam atenção. O Oliver possuía pneus duplados de modelo industrial na traseira, para aumentar sua tração. Atenção também ao fato de o escapamento ser apenas um cano reto, ocasionando muito barulho para o tratorista. Outro fato curioso é o engate, ou barra de tração do trator, estar pendurado e amarrado a uma corda. A julgar pelo ano de 54, a máquina não seria muito velha.


Nenhum comentário: