sexta-feira, 31 de outubro de 2014

História: Primeiros tratores Brasileiros: TMO Formiga - Parte III

- Continuando a resgatar a belíssima história da companhia OLSEN e os tratores TMO, desta vez coloco aqui informações que foram gentilmente enviadas pelo sr. Carlos Olsen, filho do sr. Oswaldo, o grande idealizador dos tratores TMO.

- Um resumo da vida do sr. Oswaldo:

"De origem norueguesa, natural de Três Barras - SC, Oswaldo Olsen nasceu em quatro de setembro de 1918. Seus pais, Eduardo e Anna Olsen, lutaram com ingentes dificuldades para sustentar uma prole de 12 filhos. Aos nove anos de idade, Oswaldo iniciou sua vida de trabalho. Para ajudar a família vendia frutas e legumes que transportava em uma carrocinha. Já nesta tenra idade, seu espírito inventivo e de iniciativa começou a se manifestar. Tinha só dez anos quando começou a fabricar carrinhos com rodas de madeira e eixos de ferro, cuja venda possibilitava melhores condições de sobrevivência para a numerosa família. A par de sua capacidade inventiva, manifestava-se também o pendor para a música e com relativa facilidade, aprendeu acordeon e piano. Com 16 anos, já participava de um conjunto local, o que viria aumentar seus rendimentos. Sua curiosidade e seu interesse pela mecânica o levaram a um aprendizado prático em oficinas e não raro, apesar da pouca idade, era surpreendido a dirigir as pesadas locomotivas (de 50 a 60 toneladas), da Companhia Lumber. Mal tinha completado 15 anos e já era profissional, consertando tratores das marcas Fordson e Caterpillar. Tomou gosto pelas máquinas que passaram a constituir sua primeira paixão. As observações e o interesse que tinha pelas máquinas de madeireira Lumber, principalmente os guinchos, plantaram em sua mente de criança, as idéias que mais tarde iria por em prática, ao construir suas próprias máquinas. Seu primeiro guincho, fabricado em 1944, existe até hoje, em perfeito funcionamento. Em 1942, deixou sua cidade natal mudando-se para Caçador, onde ao lado de seu primo Wigando Olsen, iniciou a fabricação de aparelhos a gasogênio, instalando a IMBERT, primeira indústria metalúrgica da localidade. A partir de 1956 passou a dedicar sua atenção ao fabrico de tratores de esteiras, fundando em 1962 a Companhia Olsen de Tratores Agro-Industriais. Exatamente às 09:30 horas do dia quatro de setembro, data e hora do nascimento do Sr. Olsen, seu primeiro trator começava a "engatinhar", coisa que só o destino sabe explicar. Em entrevista a um jornal local, Olsen declarou: "Meu trator é uma realização de caráter cem por cento nacional, feito no Brasil, com materiais e técnicas do Brasil, e pelo Brasil".


- Descrição técnica dos tratores fabricados nas décadas de 60 e 70:



PRIMEIRO TRATOR DE ESTEIRA TOTALMENTE HIDROSTATICO FABRICADO NO BRASIL
TRATOR DE ESTEIRA: .................... TMO RHD120
PESO:............................................... 10.000 KILOS
MOTOR............................................ DEUTZ 6 CILINDROS 120 HP REFRIGERADO A AR
ANO DE FABRICAÇÃO..................... 1976
PROJETISTA.................................... OSWALDO OLSEN
CIDADE:........................................... CURITIBA - PR
                                                  


PRIMEIRO TRATOR ARTICULADO 4X4 PROJETADO E FABRICADO NO BRASIL
TRATOR DE PNEU:  ........................ TMO FORMIGA
PESO:............................................... 8.000 KILOS
MOTOR............................................. PERKINS 6 CILINDROS 120 HP OU TMO 6 CILINDROS 2 TEMPOS 140 CV
ANO DE FABRICAÇÃO..................... 1969
PROJETISTA:................................... OSWALDO OLSEN
CIDADE:........................................... CAÇADOR - SC



PRIMEIRO TRATOR FABRICADO E PROJETADO NO BRASIL
TRATOR DE ESTEIRA...................  TMO CAÇADOR  (FOTO PRETO E BRANCA)
PESO:.............................................. 7.000 KILOS
MOTOR........................................... ALFA ROMEO 4 CILINDROS 70 CV
ANO DE FABRICAÇÃO.................... 1964
PROJETISTA................................... OSWALDO OLSEN
CIDADE:........................................... CAÇADOR - SC

Um comentário:

Carlão disse...

Seu blog é maravilhoso, rico,criativo e muito bem escrito. Parabéns pelo resgate desses tempos. Gosto muito de máquinas pesadas, tanto das novas como das mais antigas. Parabéns!
Carlos