segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Relíquias do Brasil - Parte XX - Le Roi TractAir



- O Brasil inciou tarde sua mecanização agrícola. Enquanto outros países eram pioneiros na produção de máquinas para a agricultura, o Brasil ainda as importava, sendo o crescimento de nossa agricultura dependente da mecanização estrangeira. Isso fez com que no Brasil possam ser vistos tratores antigos de variadas nacionalidades e marcas. Desde os símbolos americanos como John Deere, Farmall, Case, Ford, até os tratores que marcaram os europeus, como os Lanz Bulldog, Deutz, Hanomag, Ferguson, Fordson, etc.

- Mas dentre essa tratorzada toda que foi importada décadas atrás, existem alguns modelos muito mais raros, cuja importação não deve ter passado de dezenas de unidades, ou menos.

- Uma questão importante de se levar em conta é o fato de alguns desses raros exemplares não terem sidos oficialmente importados por algum representante brasileiro, mas sim, terem entrado no país pela fronteira com Argentina ou Uruguai, ou na maioria das vezes, trazidos "na mala" pelos imigrantes que vieram para o Brasil em busca de um futuro melhor.
  

Relíquias do nosso Brasil – Le Roi TractAir


- Ao que tudo indica a empresa americana Le Roi fabricava motores estacionários e compressores de ar, e acabou se aventurando na produção de tratores. Tudo começou com a empresa americana Central Tractor Company of Greenwich que começou a montar tratores equipados com motores Le Roi. Alguns destes tratores eram equipados com compressores de ar voltados para serviços industriais. Infelizmente a empresa se afundou em dívidas e foi onde a Le Roi passou a assumir a produção dos tratores. Em 1954 a Le Roi é comprada pela WABCO (Westinghouse Air Brake Company) e em 1960 é produzido o Le Roi Tractair 125.

- O modelo azul da foto abaixo pertence ao museu de tratores da empresa Agromen e desconheço informações sobre a história deste trator aqui no Brasil.



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