terça-feira, 26 de agosto de 2014

Relíquias do Brasil - Parte XIX - ATC TerraTrac


- O Brasil inciou tarde sua mecanização agrícola. Enquanto outros países eram pioneiros na produção de máquinas para a agricultura, o Brasil ainda as importava, sendo o crescimento de nossa agricultura dependente da mecanização estrangeira. Isso fez com que no Brasil possam ser vistos tratores antigos de variadas nacionalidades e marcas. Desde os símbolos americanos como John Deere, Farmall, Case, Ford, até os tratores que marcaram os europeus, como os Lanz Bulldog, Deutz, Hanomag, Ferguson, Fordson, etc.

- Mas dentre essa tratorzada toda que foi importada décadas atrás, existem alguns modelos muito mais raros, cuja importação não deve ter passado de dezenas de unidades, ou menos.

- Uma questão importante de se levar em conta é o fato de alguns desses raros exemplares não terem sidos oficialmente importados por algum representante brasileiro, mas sim, terem entrado no país pela fronteira com Argentina ou Uruguai, ou na maioria das vezes, trazidos "na mala" pelos imigrantes que vieram para o Brasil em busca de um futuro melhor.



Relíquias do nosso Brasil – ATC TerraTrac


ATC - As iniciais de American Tractor Corporation, que mesmo nos Estados Unidos, país de sua origem são usualmente lembradas por TerraTracs. A ATC produzia tratores de esteira com a marca TerraTrac. Em 1956 se fundiu com a Case e passou a integrar a linha de esteiras industriais da marca. O modelo abaixo está no Brasil, mas desconheço maiores informações sobre este ou outros modelos que vieram para o país.


3 comentários:

Anônimo disse...

estou comprando igual a esse, esta como novo com o simbolo "atc"entre os faróis e na lamina terratrac alguém sabe me informar mais sobre esse trator, obrigado

Anônimo disse...

estou comprando um igual a esse sem lamina da foto,e esta novo até com a sigla "atc" no meio dos farois e "terratrac" na lamina,se alguém tiver mais informações sobre ele agradeço.

Anônimo disse...

Tenho um preciso de Pesas p ootor