sexta-feira, 14 de março de 2014

Relíquias do Brasil - Parte XIV - Uranus (Delahaye)

- O Brasil inciou tarde sua mecanização agrícola. Enquanto outros países eram pioneiros na produção de máquinas para a agricultura, o Brasil ainda as importava, sendo o crescimento de nossa agricultura dependente da mecanização estrangeira. Isso fez com que no Brasil possam ser vistos tratores antigos de variadas nacionalidades e marcas. Desde os símbolos americanos como John Deere, Farmall, Case, Ford, até os tratores que marcaram os europeus, como os Lanz Bulldog, Deutz, Hanomag, Ferguson, Fordson, etc.

- Mas dentre essa tratorzada toda que foi importada décadas atrás, existem alguns modelos muito mais raros, cuja importação não deve ter passado de dezenas de unidades, ou menos.

- Uma questão importante de se levar em conta é o fato de alguns desses raros exemplares não terem sidos oficialmente importados por algum representante brasileiro, mas sim, terem entrado no país pela fronteira com Argentina ou Uruguai, ou na maioria das vezes, trazidos "na mala" pelos imigrantes que vieram para o Brasil em busca de um futuro melhor.

  

Relíquias do nosso Brasil - Tratores Uranus (Delahaye)


URANUS Tractoren AG, tratores de esteira de nacionalidade Suíça, produzidos no final dos anos 30. Eram equipados com um novo tipo de esteiras seladas, que foram muito usados por outros fabricantes após a 2ª guerra.  A empresa tentou mostrar que seu novo sistema de esteiras, selado, mantendo os roletes livres de terra, podia aumentar a velocidade do trator  para até 16km/h e também a vida útil das esteiras.
Estes tratores eram equipados com um motor da fabricante francesa DELAHAYE, o que fez com que no Brasil alguns destes tratores fossem chamados pela marca do motor.

- Um exemplar de um trator Uranus exposto no jardim do museu de tratores da empresa Agromen.

- Trator Uranus que pertencia ao museu da Ulbra, hoje pertence a uma coleção particular. Este exemplar, na época do leilão da Ulbra, foi leiloado como sendo um "Delahaye".



Um comentário:

Anônimo disse...

O meu pai foi o representante oficial destes tratores no Brasil ainda tenho fotos do trator uranus na fazenda de cabreuva em São Paulo.